Ana Carolina Franco é natural de Torres Vedras, onde nasceu há 28 anos. Viveu a sua infância numa freguesia limítrofe do concelho. Vive atualmente na união de freguesias de Maxial e Monte Redondo, na localidade de Ereira.
Iniciou o ensino secundário na Escola Secundaria Henriques Nogueira, na área das Humanidades, tendo aí completado o 12º ano. Em âmbito escolar, teve oportunidade de desenvolver e participar num projeto de apoio à Guiné-Bissau em articulação e contacto com a Embaixadora de Boa Vontade do Fundo das Nações Unidas para a População, Catarina Furtado.
É licenciada em Educação Básica e Mestre em Educação Pré-Escolar pelo Instituto Superior de Ciências Educativas, tendo feito parte da associação de estudantes e presidente do conselho fiscal da mesma. Durante este percurso estagiou em diversos espaços do ensino, tanto público como privado, nas áreas de Lisboa e Torres Vedras.
Começou a sua atividade profissional logo após a apresentação e defesa da sua tese de mestrado. Desde maio de 2018 que trabalha como educadora de infância numa instituição de ensino pré-escolar em Odivelas, desempenhando as funções de Coordenadora Pedagógica desde 2019 até ao momento.
Em fevereiro de 2021 realizou formação para assistente Montessori de crianças dos 0-3 anos, certificada pela Association Montessori internationale. Este é um método de ensino que procura entender a vontade da criança e posteriormente orientar o ritmo de aprendizagem.
Desde jovem que é militante do Partido Socialista, na secção de Runa. Membro da comissão concelhia das Mulheres Socialistas e membro da comissão política federativa das Mulheres Socialistas.
Atualmente faz parte da direção da Associação de Moradores da Ereira, tendo participado em várias associações recreativas e culturais também no concelho vizinho, Alenquer.
Apaixonada pela praia de Santa Cruz, onde passa férias regularmente, é sócia do Parque de Campismo e Caravanismo de Santa Cruz. Aprendeu a nadar, ainda criança, nas piscinas da Associação Física e Desportiva de Torres Vedras.