Beatriz Mota tem 23 anos, é natural de Torres Vedras, cidade onde cresceu e reside.
No ensino secundário frequentou o Curso Científico Humanístico de Línguas e Humanidades na Escola Secundária Madeira Torres, sendo o caminho que a levou a enveredar pela sua atual profissão.
Em 2015 iniciou o seu trajeto académico, na área com que sempre sonhou, aliando o cuidar ao ensinar, a área da educação. Licenciou-se em Educação Básica, na Escola Superior de Educação Almeida Garrett, onde teve a oportunidade de vivenciar realidades muito distintas, desde o setor público ao privado, em contextos completamente transversais. Ao longo destes três anos teve a oportunidade de realizar os seus estágios curriculares, desde a valência de creche ao 2ºciclo. Estas experiências fizeram com terminasse, em 2018, o Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico, no Instituto Superior de Ciências Educativas. A sua tese de Mestrado foi desenvolvida ao longo do seu estágio em pré-escolar, abordando o tema da metodologia de projeto, tendo como título “Metodologia de Trabalho por projeto e as aprendizagens no jardim de infância”.
Desde 2019 que possui certificado de formação pedagógica inicial de formadores, uma área que lhe permite contatar e formar distintas faixas etárias.
De muito cedo se interessou pelo voluntariado, realizando ações desse âmbito, nomeadamente no apoio a idosos e crianças. Atualmente faz parte dos órgãos sociais da Associação de Socorros de Dois Portos.
Continua a interessar-se por uma formação continua, mais concretamente pelo Movimento de Escola Moderna, modelo que aplica hoje na sua prática pedagógica.
Presentemente é Educadora de Infância em Lisboa, responsável por uma sala na valência de creche, com 15 crianças, com 1 ano de idade.