Dulcineia Ramos, nascida, criada e residente no Ameal.
Adepta de atividades físicas e culturais, durante a juventude, foi atleta de artes marciais na Física e praticou outras modalidades no Centro Social Cultural Recreativo e Desportivo do Ameal, incluindo também o teatro, a música e o canto. Mais tarde, dedicou-se às danças de salão, frequentando ainda hoje o Grémio Artístico Torreense para a prática da modalidade. Foi também Socorrista na Associação de Socorros do Ramalhal. Continua a ser sócia de algumas destas associações locais.
É Doutorada em Turismo (U. Aveiro), Mestre em Ordenamento do Território e Planeamento Ambiental (FCT/UNL) e Licenciada em Turismo (IPL). Recentemente, concluiu o curso de Pós-Graduação em Wine Business, ministrado pelo Politécnico de Leiria no Lab Center em Torres Vedras.
Desempenhou funções na Região de Turismo do Oeste e na Câmara Municipal de Peniche, onde veio a exercer a sua atividade profissional durante 10 anos como Técnica Superior de Turismo, tendo como principais missões a gestão de atividades turísticas no território e a gestão de equipas na operacionalização de eventos.
Tem exercido a sua atividade enquanto docente e investigadora em diversas Instituições de Ensino Superior. Além do Politécnico de Leiria, onde atualmente exerce funções, passou também pelo Instituto Superior Politécnico do Oeste (ISPO), pelo Instituto Politécnico de Santarém e pela Universidade Lusófona, tendo lecionado: Turismo e Sustentabilidade, Planeamento e Ordenamento do Território, Gestão das Atrações Turísticas, Planeamento Estratégico e Animação Turística e Eventos. Teve também oportunidade de trabalhar em diversas escolas secundárias e profissionais, na Escola Profissional Agrícola Fernando Barros Leal (Runa), na Escola Secundária da Lourinhã e nas Escolas do Turismo de Portugal, onde trabalhou na formação de jovens na área multidisciplinar do Turismo.
Ao longo do seu percurso tem desempenhado diversos cargos, destacando-se as funções de coordenação de cursos em diferentes ciclos de estudos e a Provedoria do Estudante. Além de ser convidada como reviewer de revistas científicas integra ainda o Scientific Board de conferências internacionais, tais como a Euro-Asia Tourism Studies Association. É autora e coautora de vários livros e também de artigo científicos. É habitualmente convidada para apresentar trabalhos em eventos científicos nacionais e internacionais. É Membro dos Grupos de Investigação em Turismo: GOVCOPP (U. Aveiro) e CITUR (IPL).
Paralelamente, colabora com entidades públicas e privadas na realização de projetos de desenvolvimento turístico, bem como em estudos de impacto e em diversos planos estratégicos que preconizam a sustentabilidade turística dos territórios.
Participa ainda em projetos da UE, destacando-se o CIM European Project-Creativity and Innovation Management e a elaboração de candidaturas da UNESCO, tais como o Património Gastronómico Criativo de Alcobaça. É também avaliadora da Agência Nacional de Investigação (ANI) para projetos candidatos a financiamento europeu, além de participar como mentora em vários projetos de Tourism Startup.