Laura Rodrigues tem 62 anos e é natural de Torres Vedras, onde realizou o percurso escolar até finalizar o secundário no antigo Liceu Nacional de Torres Vedras. Reside em Santa Cruz há cerca de 40 anos.
Mestre em Proteção Integrada e licenciada em Engenharia Agronómica pelo Instituto Superior de Agronomia, dedicou 26 anos da sua vida profissional ao ensino, para o que se qualificou, nomeadamente, em Ciências da Educação e em Administração Escolar. Lecionou em escolas públicas, no Externato de Penafirme e na Escola Profissional Agrícola Fernando Barros Leal. Durante todo este percurso ocupou diversos cargos de natureza pedagógica, coordenou e participou em projetos de intercâmbio de alunos e escolas (Comenius, Sócrates e Erasmus ) e na conceção e revisão de perfis dos cursos profissionais da área agrícola. Frequentou múltiplas formações para qualificação científica, técnica e pedagógica.
Exerceu o cargo de Diretora Pedagógica da Escola Profissional Agrícola Fernando Barros Leal durante cerca de 13 anos.
Paralelamente, manteve a ligação ao setor agrícola local quer por contexto familiar quer pelas características inerentes ao funcionamento do ensino profissional agrícola, onde se manteve até 2009.
Foi membro da Assembleia Municipal pelo Partido Socialista no mandato 2005-2009.
Integra o Executivo Municipal desde 2009, inicialmente com os pelouros de Educação e Atividade Física. Em outubro de 2017 assumiu, também, a área Financeira e a de Contratação Pública.
É presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, e vogal do Conselho de Administração dos SMAS desde dezembro de 2015.
Localmente, representa a Câmara Municipal em diversas instituições, nomeadamente, no Conselho de Gerência da ESCO – Escola de Comércio e Serviços do Oeste, na AGEO – Associação Geoparque Oeste, onde ocupa a Vice-Presidência, e preside à Direção do Smart Farm Colab, laboratório colaborativo para a inovação digital na agricultura, estrutura para a qual a tem contribuído ativamente.
A visão da cidade como espaço público de educação levou ao seu grande empenhamento na Rede Territorial Portuguesa das Cidades Educadoras, onde representa o Município na respetiva Comissão Coordenadora e no âmbito da qual tem partilhado, nacional e internacionalmente, muitas das boas práticas da atividade municipal.
Tem participado assiduamente como oradora, coordenadora de projeto ou como especialista, em diversas redes e programas nacionais e comunitários no âmbito da educação, do desenvolvimento integrado dos territórios e da criação de sistemas alimentares sustentáveis.