Ana Umbelino estudou em Torres Vedras até ao 12º ano. Recebeu durante 5 anos consecutivos, um prémio pecuniário, de mérito escolar, atribuído pela Fundação Belmiro de Azevedo. Atleta federada, praticou natação na Física, na classe de competição.
Licenciou-se em Psicologia na Universidade “clássica” de Lisboa. Ainda enquanto estudante, foi uma das tradutoras do livro Anorexia e Bulimia: Transtornos Alimentários de Rosa Maria Raich e autora de um artigo publicado numa revista internacional de referência, o Journal of Family Psychoterapy.
Terminada a licenciatura, ingressou na Agência de Desenvolvimento Regional do Oeste onde trabalhou em projectos no domínio da educação e formação de adultos.
Em paralelo, lecionou no ISLA, em Leiria, na pós-graduação em Psicologia Clínica e da Saúde e, em regime de voluntariado, foi professora de Psicologia na Universidade para a Terceira Idade de Torres Vedras.
Durante este período, participou, na qualidade de oradora e formadora, em congressos, colóquios, seminários e workshops, a convite da ANEFA, do Centro Nacional de Formadores do IEFP, da Direcção Geral da Formação Vocacional e foi uma das autoras do Guia de Operacionalização de Competências-Chave: nível Secundário, editado pelo Ministério da Educação.
O interesse pela Formação de Adultos fê-la concluir o mestrado em Ciências da Educação. Frequentou ainda o doutoramento em História da Educação, o qual, se viu, mais tarde, forçada a interromper.
É então requisitada para a Câmara Municipal de Torres Vedras, desempenhando funções de adjunta do Presidente e, posteriormente, vereadora. Ao longo deste intenso, diversificado e estimulante percurso, tem beneficiado da confiança dos seus pares. Foi, com efeito, Presidente da CPCJ de Torres Vedras e representante da Associação Nacional de Municípios Portugueses no Grupo Consultivo para a Integração das Comunidades Ciganas (CONCIG).
Presentemente, integra o conselho consultivo da Cátedra Unesco: “Gestão das artes e da cultura, cidades e criatividade”, atribuída ao IPL e é a representante das autarquias locais na Comissão Interministerial para a implementação e monitorização do Plano Nacional de Leitura.
É membro do GECES: grupo de experts em economia social e empresas sociais da Comissão Europeia e, nesse âmbito, relatora do subgrupo Clusters for social and ecological innovation.
Tem sido oradora em diversas iniciativas promovidas por instituições internacionais, nomeadamente: Comissão Europeia, Conselho da Europa, OCDE ou CEPS (Center of European Policy Studies).
Interessa-se por História de Arte, tendo concluído vários cursos ministrados pela Sociedade Nacional de Belas Artes e frequenta, actualmente, a licenciatura em História.