Laura Rodrigues tem 62 anos e é natural de Torres Vedras, onde realizou o percurso escolar até finalizar o secundário no antigo Liceu Nacional de Torres Vedras. Reside em Santa Cruz há cerca de 40 anos.
Mestre em Proteção Integrada e licenciada em Engenharia Agronómica pelo Instituto Superior de Agronomia, dedicou 26 anos da sua vida profissional ao ensino, para o que se qualificou, nomeadamente, em Ciências da Educação e em Administração Escolar. Lecionou em escolas públicas, no Externato de Penafirme e na Escola Profissional Agrícola Fernando Barros Leal. Durante todo este percurso ocupou diversos cargos de natureza pedagógica, coordenou e participou em projetos de intercâmbio de alunos e escolas (Comenius, Sócrates e Erasmus ) e na conceção e revisão de perfis dos cursos profissionais da área agrícola. Frequentou múltiplas formações para qualificação científica, técnica e pedagógica.
Exerceu o cargo de Diretora Pedagógica da Escola Profissional Agrícola Fernando Barros Leal durante cerca de 13 anos.
Paralelamente, manteve a ligação ao setor agrícola local quer por contexto familiar quer pelas características inerentes ao funcionamento do ensino profissional agrícola, onde se manteve até 2009.
Foi membro da Assembleia Municipal pelo Partido Socialista no mandato 2005-2009.
Integra o Executivo Municipal desde 2009, inicialmente com os pelouros de Educação e Atividade Física. Em outubro de 2017 assumiu, também, a área Financeira e a de Contratação Pública.
É presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, e vogal do Conselho de Administração dos SMAS desde dezembro de 2015.
Localmente, representa a Câmara Municipal em diversas instituições, nomeadamente, no Conselho de Gerência da ESCO – Escola de Comércio e Serviços do Oeste, na AGEO – Associação Geoparque Oeste, onde ocupa a Vice-Presidência, e preside à Direção do Smart Farm Colab, laboratório colaborativo para a inovação digital na agricultura, estrutura para a qual a tem contribuído ativamente.
A visão da cidade como espaço público de educação levou ao seu grande empenhamento na Rede Territorial Portuguesa das Cidades Educadoras, onde representa o Município na respetiva Comissão Coordenadora e no âmbito da qual tem partilhado, nacional e internacionalmente, muitas das boas práticas da atividade municipal.
Tem participado assiduamente como oradora, coordenadora de projeto ou como especialista, em diversas redes e programas nacionais e comunitários no âmbito da educação, do desenvolvimento integrado dos territórios e da criação de sistemas alimentares sustentáveis.
Ana Umbelino estudou em Torres Vedras até ao 12º ano. Recebeu durante 5 anos consecutivos, um prémio pecuniário, de mérito escolar, atribuído pela Fundação Belmiro de Azevedo. Atleta federada, praticou natação na Física, na classe de competição.
Licenciou-se em Psicologia na Universidade “clássica” de Lisboa. Ainda enquanto estudante, foi uma das tradutoras do livro Anorexia e Bulimia: Transtornos Alimentários de Rosa Maria Raich e autora de um artigo publicado numa revista internacional de referência, o Journal of Family Psychoterapy.
Terminada a licenciatura, ingressou na Agência de Desenvolvimento Regional do Oeste onde trabalhou em projectos no domínio da educação e formação de adultos.
Em paralelo, lecionou no ISLA, em Leiria, na pós-graduação em Psicologia Clínica e da Saúde e, em regime de voluntariado, foi professora de Psicologia na Universidade para a Terceira Idade de Torres Vedras.
Durante este período, participou, na qualidade de oradora e formadora, em congressos, colóquios, seminários e workshops, a convite da ANEFA, do Centro Nacional de Formadores do IEFP, da Direcção Geral da Formação Vocacional e foi uma das autoras do Guia de Operacionalização de Competências-Chave: nível Secundário, editado pelo Ministério da Educação.
O interesse pela Formação de Adultos fê-la concluir o mestrado em Ciências da Educação. Frequentou ainda o doutoramento em História da Educação, o qual, se viu, mais tarde, forçada a interromper.
É então requisitada para a Câmara Municipal de Torres Vedras, desempenhando funções de adjunta do Presidente e, posteriormente, vereadora. Ao longo deste intenso, diversificado e estimulante percurso, tem beneficiado da confiança dos seus pares. Foi, com efeito, Presidente da CPCJ de Torres Vedras e representante da Associação Nacional de Municípios Portugueses no Grupo Consultivo para a Integração das Comunidades Ciganas (CONCIG).
Presentemente, integra o conselho consultivo da Cátedra Unesco: “Gestão das artes e da cultura, cidades e criatividade”, atribuída ao IPL e é a representante das autarquias locais na Comissão Interministerial para a implementação e monitorização do Plano Nacional de Leitura.
É membro do GECES: grupo de experts em economia social e empresas sociais da Comissão Europeia e, nesse âmbito, relatora do subgrupo Clusters for social and ecological innovation.
Tem sido oradora em diversas iniciativas promovidas por instituições internacionais, nomeadamente: Comissão Europeia, Conselho da Europa, OCDE ou CEPS (Center of European Policy Studies).
Interessa-se por História de Arte, tendo concluído vários cursos ministrados pela Sociedade Nacional de Belas Artes e frequenta, actualmente, a licenciatura em História.
Francisco Martins nasceu em Torres Vedras em 1968, tendo aí permanecido e estudado até ao 12ª ano. Frequentou o Jardim Escola João de Deus, O Externato dos Primeiros Passos, a Escola Primária de Torres Vedras, tendo concluído o ensino secundário na Escola Técnica Henriques Nogueira.
Durante este período, tinha como grande paixão o desporto, tendo praticado diversas modalidades na Física até que se fixou no basquetebol, sua modalidade de eleição, na qual conquistou com a sua equipa o Campeonato Nacional da 3ª Divisão de séniores masculinos. Representou ainda a nível sénior o Sporting Clube Farense.
Na Universidade do Algarve, em Faro, obteve o Bacharelato em Engenharia Civil, tendo efetuado o seu estágio curricular na Universidade de Bremen, na Alemanha.
Na Universidade do Algarve fez parte do Senado Académico, como representante dos alunos da Escola Superior de Tecnologia.
Iniciou a sua atividade profissional como técnico superior na Câmara Municipal de Torres Vedras, tendo posteriormente optado por desenvolver a sua atividade no meio privado, como Diretor de Obra e como Projetista.
Neste percurso de vida foi e é membro dos órgãos sociais da Associação de Educação Fisica e Desportiva de Torres Vedras, tendo de igual forma e como membro da Ordem dos Engenheiros Técnicos, feito parte dos Órgãos Nacionais no mandato de 2014-2017.
Na vida pública, foi eleito em 2009 como Presidente da Junta de Freguesia de São Pedro e Santiago, tendo sido posteriormente eleito em 2013 à Junta de Freguesia de Santa Maria, São Pedro e Matacães, cargo que ocupa.
Nelson Aniceto tem 41 anos, e é natural do Maxial, onde cresceu e aprendeu a conhecer e valorizar a nossa terra.
Começou os seus estudos na escola primária do Maxial, tendo concluído o ensino secundário na Escola Secundária Madeira Torres.
Após conclusão do ensino secundário, estudou e licenciou-se em Direito na Universidade Autónoma de Lisboa no ano de 2002.
Ao longo do seu percurso profissional, desempenhou funções na área Seguradora e Bancária, assim como na Administração Pública Desportiva.
É Advogado desde 2005, desenvolvendo e exercendo a sua atividade profissional em Lisboa.
No âmbito da sua participação pública, cívica e associativa, foi membro do corpo ativo da Secção do Maxial dos Bombeiros Voluntários de Torres Vedras, e colabora com diversas instituições, nomeadamente exercendo funções de Presidente da Assembleia-Geral da Sociedade de Instrução e Recreio do Maxial, Vice-Presidente da Assembleia-Geral da Sociedade Filarmónica Incrível Aldeia Grandense e membro suplente da Administração do Centro Comunitário de Torres Vedras.
Desde 2009 que integra as listas do Partido Socialista à Assembleia Municipal, e é membro efetivo da Assembleia Municipal de Torres Vedras desde 2013.
Dulcineia Ramos, nascida, criada e residente no Ameal.
Adepta de atividades físicas e culturais, durante a juventude, foi atleta de artes marciais na Física e praticou outras modalidades no Centro Social Cultural Recreativo e Desportivo do Ameal, incluindo também o teatro, a música e o canto. Mais tarde, dedicou-se às danças de salão, frequentando ainda hoje o Grémio Artístico Torreense para a prática da modalidade. Foi também Socorrista na Associação de Socorros do Ramalhal. Continua a ser sócia de algumas destas associações locais.
É Doutorada em Turismo (U. Aveiro), Mestre em Ordenamento do Território e Planeamento Ambiental (FCT/UNL) e Licenciada em Turismo (IPL). Recentemente, concluiu o curso de Pós-Graduação em Wine Business, ministrado pelo Politécnico de Leiria no Lab Center em Torres Vedras.
Desempenhou funções na Região de Turismo do Oeste e na Câmara Municipal de Peniche, onde veio a exercer a sua atividade profissional durante 10 anos como Técnica Superior de Turismo, tendo como principais missões a gestão de atividades turísticas no território e a gestão de equipas na operacionalização de eventos.
Tem exercido a sua atividade enquanto docente e investigadora em diversas Instituições de Ensino Superior. Além do Politécnico de Leiria, onde atualmente exerce funções, passou também pelo Instituto Superior Politécnico do Oeste (ISPO), pelo Instituto Politécnico de Santarém e pela Universidade Lusófona, tendo lecionado: Turismo e Sustentabilidade, Planeamento e Ordenamento do Território, Gestão das Atrações Turísticas, Planeamento Estratégico e Animação Turística e Eventos. Teve também oportunidade de trabalhar em diversas escolas secundárias e profissionais, na Escola Profissional Agrícola Fernando Barros Leal (Runa), na Escola Secundária da Lourinhã e nas Escolas do Turismo de Portugal, onde trabalhou na formação de jovens na área multidisciplinar do Turismo.
Ao longo do seu percurso tem desempenhado diversos cargos, destacando-se as funções de coordenação de cursos em diferentes ciclos de estudos e a Provedoria do Estudante. Além de ser convidada como reviewer de revistas científicas integra ainda o Scientific Board de conferências internacionais, tais como a Euro-Asia Tourism Studies Association. É autora e coautora de vários livros e também de artigo científicos. É habitualmente convidada para apresentar trabalhos em eventos científicos nacionais e internacionais. É Membro dos Grupos de Investigação em Turismo: GOVCOPP (U. Aveiro) e CITUR (IPL).
Paralelamente, colabora com entidades públicas e privadas na realização de projetos de desenvolvimento turístico, bem como em estudos de impacto e em diversos planos estratégicos que preconizam a sustentabilidade turística dos territórios.
Participa ainda em projetos da UE, destacando-se o CIM European Project-Creativity and Innovation Management e a elaboração de candidaturas da UNESCO, tais como o Património Gastronómico Criativo de Alcobaça. É também avaliadora da Agência Nacional de Investigação (ANI) para projetos candidatos a financiamento europeu, além de participar como mentora em vários projetos de Tourism Startup.
Rui Lopes é Engenheiro do Ambiente e torriense desde o primeiro dia. Cresceu na localidade de São Pedro da Cadeira. Rumou à faculdade para tirar o curso de Mestrado Integrado em Engenheira do Ambiente, na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa (NOVA), que terminou em 2014.
Praticante de diversos desportos desde a infância, começou em 1995 na Física de Torres Vedras, com a prática de natação, mais tarde praticou modalidades como taekwondo, futebol e ténis de mesa. Foi escuteiro do Grupo 983 de São Pedro da Cadeira. Fez parte da direção da associação Futebol Clube de S. Pedro, com responsabilidades na modalidade de ténis de mesa.
Teve a sua primeira experiência profissional, nas atividades agrícolas sazonais durante o período de verão, na apanha da pera e na vindima. Mais tarde, ao mesmo tempo que iniciava o curso superior, em 2009, prestou serviços de assistência ao cliente e operador de caixa, em regime part-time, na Decathlon em Torres Vedras, onde teve o privilégio de trabalhar na abertura da primeira loja desta marca na região oeste. Durante a faculdade fez parte da constituição de uma Júnior Empresa da NOVA, denominada ECOZOIC, da qual ainda fez parte da Direção como tesoureiro durante 2 anos (2011-2012), onde as suas principais responsabilidades se centravam em ações de voluntariado com instituições de solidariedade social.
Já perto de concluir o ensino superior, em 2012, teve a oportunidade de estagiar numa consultora que prestava serviços ambientais, denominada RoyalHaskoning DHV, em Alfragide, onde teve o primeiro contacto com a sua área profissional. Para conclusão do curso, em 2014, estagiou na Câmara Municipal de Torres Vedras, na Divisão de Ambiente e Sustentabilidade, e resultou desse estágio a sua tese de mestrado. Em 2015 teve o seu primeiro contrato de trabalho a tempo inteiro, na SGS Portugal, com a responsabilidade de Técnico de Operações Comerciais de Ambiente e Sustentabilidade, ficando a seu cargo as regiões Oeste e Pinhal Litoral. Após um ano surge a oportunidade de prestar serviços como Investigador de Ambiente na Faculdade que o havia formado, integrando uma equipa que desenvolve projetos para a administração local no âmbito do desenvolvimento sustentável dos territórios.
Após a experiência adquirida ingressou, em 2017, na Agência de Desenvolvimento Costeiro ecoCOAST, como Técnico Superior, função que desempenha até ao momento. A Agência tem como objetivo apoiar o desenvolvimento local das comunidades costeiras através do financiamento de projetos no âmbito dos Programas Operacionais do Mar 2020 e do Centro 2020.
Durante este percurso foi Presidente da Juventude Socialista de Torres Vedras durante 4 anos (2015-2019), e Secretário Nacional da Juventude Socialista para as Alterações Climáticas (2018-2020). Foi eleito membro da Assembleia Municipal de Torres Vedras pelo Partido Socialista, em 2017, com a responsabilidade de representar este órgão no Conselho Consultivo da Paisagem Protegida Local das Serras do Socorro e Archeira.
Nelson Pereira tem 45 anos, é natural de Torres Vedras e residente na Silveira.
É detentor do Mestrado Executivo em Marketing e Gestão do Desporto no ISCTE-IUL e Curso UEFA de Treinador de Futebol na Associação de Futebol de Lisboa.
Desde muito cedo que se iniciou no futebol, no Torreense, onde esteve 11 anos, tendo seguido carreira no Sporting Clube de Portugal, Vitória FC, Estrela da Amadora e Belenenses. Durante os 16 anos como profissional, também representou a Seleção Nacional tendo estado presente no Campeonato do Mundo na Coreia / Japão em 2002.
Após término da carreira, foi comentador no canal desportivo SportTV até iniciar a atividade de Treinador de Futebol no Sporting Clube de Portugal onde desempenhou essas funções na Equipa Principal juntamente com a de Coordenador do Departamento de Guarda-Redes, durante 9 anos. Tem no seu currículo uma subida à 2ª Liga pelo Torreense. No Sporting conquistou 2 Campeonatos Nacionais, 2 Taças da Liga, 3 Taças de Portugal e 3 Supertaças de Portugal.
Foi docente na Pós-Graduação em treino de Guarda-Redes no ISCE (Odivelas) e na Escola Superior de Desporto (Braga), Preletor em Congressos Nacionais onde se destacam as II Jornadas Técnico-Científicas de Futebol em Odivelas, no Curso de Treinador UEFA B em Setúbal e em Congressos Internacionais tendo sido Preletor convidado na Convenção da UEFA em Zagreb em 2012 e da International Goalkeepers Conference na Federação Croata de Futebol em 2016 sobre Treino de Guarda-Redes. É Coautor do livro “As 1001 Decisões do Guarda-Redes de Futebol”
O Associativismo e o Voluntariado desde muito cedo fazem parte da sua vida, tendo pertencido aos órgãos sociais do U. Outeirense durante vários anos, onde também praticou hóquei em patins e atletismo, foi membro da Assembleia Geral do S. C. U. Torreense e Socorrista na Associação de Socorros de Outeiro da Cabeça. Em 2007 fundou a Escola Academia Sporting Turcifal, foi Presidente durante vários anos e Diretor Executivo da Empresa Magia do Futuro Lda., responsável pela gestão da Academia.
Sempre empenhado em projetos solidários, foi Padrinho do “Projeto Fintas” do Instituto de Apoio à Criança e do “Projeto Barrete Solidário” da Associação Salvador, com as receitas a reverterem para projetos nas áreas de sensibilização, conhecimento e integração. Em julho de 2021 será um dos Padrinhos do projeto “Joga pelas Crianças” a favor da UNICEF.
Desde sempre mostrou orgulho em ser Torreense e em 2017 foi Embaixador do GreenFest, o maior festival de sustentabilidade realizado em Portugal, que pela primeira vez saiu do seu habitat natural e realizou-se em Torres Vedras. Em 2018 foi também Embaixador de Torres Vedras “Cidade Europeia do Vinho 2018”, distinção atribuída pela Rede Europeia das Cidades do Vinho – RECEVIN.
Atualmente é o gestor do projeto desportivo da Equipa B e Sub23 do Sporting Clube de Portugal ocupando o cargo de Diretor do Futebol. Com tantos anos de clube, foi-lhe atribuído em 2020 pelo Grupo Stromp o Prémio “DEDICAÇÃO”. É também Júri da Revista Lux para a eleição em 14 categorias distintas, das Personalidades do Ano.
Beatriz Mota tem 23 anos, é natural de Torres Vedras, cidade onde cresceu e reside.
No ensino secundário frequentou o Curso Científico Humanístico de Línguas e Humanidades na Escola Secundária Madeira Torres, sendo o caminho que a levou a enveredar pela sua atual profissão.
Em 2015 iniciou o seu trajeto académico, na área com que sempre sonhou, aliando o cuidar ao ensinar, a área da educação. Licenciou-se em Educação Básica, na Escola Superior de Educação Almeida Garrett, onde teve a oportunidade de vivenciar realidades muito distintas, desde o setor público ao privado, em contextos completamente transversais. Ao longo destes três anos teve a oportunidade de realizar os seus estágios curriculares, desde a valência de creche ao 2ºciclo. Estas experiências fizeram com terminasse, em 2018, o Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico, no Instituto Superior de Ciências Educativas. A sua tese de Mestrado foi desenvolvida ao longo do seu estágio em pré-escolar, abordando o tema da metodologia de projeto, tendo como título “Metodologia de Trabalho por projeto e as aprendizagens no jardim de infância”.
Desde 2019 que possui certificado de formação pedagógica inicial de formadores, uma área que lhe permite contatar e formar distintas faixas etárias.
De muito cedo se interessou pelo voluntariado, realizando ações desse âmbito, nomeadamente no apoio a idosos e crianças. Atualmente faz parte dos órgãos sociais da Associação de Socorros de Dois Portos.
Continua a interessar-se por uma formação continua, mais concretamente pelo Movimento de Escola Moderna, modelo que aplica hoje na sua prática pedagógica.
Presentemente é Educadora de Infância em Lisboa, responsável por uma sala na valência de creche, com 15 crianças, com 1 ano de idade.
Ana Carolina Franco é natural de Torres Vedras, onde nasceu há 28 anos. Viveu a sua infância numa freguesia limítrofe do concelho. Vive atualmente na união de freguesias de Maxial e Monte Redondo, na localidade de Ereira.
Iniciou o ensino secundário na Escola Secundaria Henriques Nogueira, na área das Humanidades, tendo aí completado o 12º ano. Em âmbito escolar, teve oportunidade de desenvolver e participar num projeto de apoio à Guiné-Bissau em articulação e contacto com a Embaixadora de Boa Vontade do Fundo das Nações Unidas para a População, Catarina Furtado.
É licenciada em Educação Básica e Mestre em Educação Pré-Escolar pelo Instituto Superior de Ciências Educativas, tendo feito parte da associação de estudantes e presidente do conselho fiscal da mesma. Durante este percurso estagiou em diversos espaços do ensino, tanto público como privado, nas áreas de Lisboa e Torres Vedras.
Começou a sua atividade profissional logo após a apresentação e defesa da sua tese de mestrado. Desde maio de 2018 que trabalha como educadora de infância numa instituição de ensino pré-escolar em Odivelas, desempenhando as funções de Coordenadora Pedagógica desde 2019 até ao momento.
Em fevereiro de 2021 realizou formação para assistente Montessori de crianças dos 0-3 anos, certificada pela Association Montessori internationale. Este é um método de ensino que procura entender a vontade da criança e posteriormente orientar o ritmo de aprendizagem.
Desde jovem que é militante do Partido Socialista, na secção de Runa. Membro da comissão concelhia das Mulheres Socialistas e membro da comissão política federativa das Mulheres Socialistas.
Atualmente faz parte da direção da Associação de Moradores da Ereira, tendo participado em várias associações recreativas e culturais também no concelho vizinho, Alenquer.
Apaixonada pela praia de Santa Cruz, onde passa férias regularmente, é sócia do Parque de Campismo e Caravanismo de Santa Cruz. Aprendeu a nadar, ainda criança, nas piscinas da Associação Física e Desportiva de Torres Vedras.